Entenda porque seu próximo imóvel deve utilizar essa teconologia.
Provavelmente você já viu uma maquete eletrônica em 3D ou um tour virtual em 360º de um imóvel, mas já se imaginou num canteiro de obras tecnológico?Pois uma das ferramentas para gestão de processos construtivos mais moderna e revolucionárias faz exatamente isso, coloca o engenheiro e a equipe de gestão da obra dentro de uma obra virtual.Esta tecnologia é conhecida por BIM – Building Information Modeling ou Modelagem das Informações da Construção. Hoje, com a tecnologia BIM aplicada à construção, podemos embarcar nas construções virtuais e integrar projetos em 3D à obra.
No BIM, podemos fazer projetos com as informações ligadas a cada elemento, o que era impossível no antigo CAD. Por exemplo, uma simples tubulação, uma viga de concreto ou uma tomada serão modeladas com todas as suas caraterísticas construtivas, com a quantidade precisa de material, em qual etapa da obra serão empregadas e seu custo exato.
Com um trabalho integrado entre projeto e construção, antes mesmo de gastar R$ 0,01 com construção, ainda durante o projeto, podemos mover uma porta, uma parede ou um prédio todo de lugar para melhor atender às necessidades do cliente, avaliando imediatamente todo o seu impacto nos diversos projetos e antecipando assim nossos famosos “problemas de obra”, onde uma alteração em um determinado ponto causa problemas em diversos outros.
Percebemos assim, que utilizando o BIM conseguimos trabalhar as decisões necessárias ao bom andamento da execução da obra, com controle preciso do cronograma, da qualidade executiva e do orçamento.
Indo além, notamos inúmeras no pós-obra, no momento de utilização da edificação. Tendo os processos de projeto, qualidade e controle integrados durante a execução, as necessidades de manutenção são minimizadas. O BIM nos permite um mapa fiel construtivo, com todas as informações dos elementos em 3D, oportunizando ao usuário manutenções corretas e programadas de forma assertiva.
Afinal, há alguma desvantagem no BIM?
Pesquisa da McGraw Hill Construction entre as empresas construtoras na França, Alemanha e Reino Unido, ainda em 2010 indica que os maiores benefícios do BIM são;
69% Melhorar o entendimento geral sobre as intenções do design
62% Melhorar a qualidade geral do projeto
59% Reduzir conflitos durante a construção
56% Reduzir mudanças durante a construção
44% Ciclos de aprovação do cliente mais rápidos
43% Melhor controle/previsão de custo
43% Reduzir números de pedidos de informação
Assim, percebemos facilmente que a única desvantagem é não o utilizar em suas construções, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte.
O BIM é um caminho sem volta e está sendo amplamente utilizado no mundo. Fique sempre de olho em empresas que trabalham com BIM, elas prezam pelo melhor ao seu cliente, tem mais garantia de sucesso de entregas com qualidade.
Na NEXT utilizaremos a tecnologia BIM no nosso NEXT ON 399 para desenvolver o mais moderno e inovador empreendimento do mercado. Venha entender melhor e participar conosco do novo mindset da construção. Estamos sempre de portas abertas !!