Um mito que ainda existe entre os brasileiros é o de que só compramos um imóvel em nossa vida. Porém, na realidade, a coisa é bem diferente. A vida é feita de ciclos e, a cada novo ciclo, nossas vidas mudam – às vezes, radicalmente. Muitas dessas mudanças influenciam nosso estilo de vida, o que reflete na compra de um novo imóvel. Neste post, traremos 5 motivos para buscar um novo imóvel.
1. Independência e começo da vida adulta
Nas gerações passadas, era comum que as pessoas casassem cedo e que morassem com os pais até o casamento. Porém, nos dias de hoje, as coisas mudaram bastante. Além de as pessoas levarem mais tempo para casar, elas já buscam, logo que completam seus 18 anos, por imóvel funcional, próximo ao trabalho ou à faculdade – mudando muitas vezes de cidade e estado – sem a necessidade de muito espaço; O desejo vigente é o de independência!
Esse motivo influencia também na vida dos pais, pois, após a independência dos filhos, muitas famílias passam a buscar imóveis menores para se adequarem à nova fase da vida.
2. Casamento
Já diz o ditado: quem casa quer casa. Assim, o casamento é um dos principais motivos que leva as pessoas à busca de um imóvel adequado à nova fase da vida.
Nesse primeiro momento, consideramos o casamento sem filhos, tendo em vista a mudança de comportamento atual refletida no tempo que os casais levam para ter o primeiro filho. Se antes havia uma pressão da família e dos amigos para que o casal tivesse um filho logo no primeiro ano de casamento, hoje muitos casais decidem curtir a vida a dois e construir uma estabilidade financeira antes de ter o primeiro filho.
Essa parcela da população, da qual também fazem parte os os solteiros que moram sozinhos, é uma das que mais cresce em nosso país. No mercado imobiliário, são chamados de DINKS: Double Incoming, No Kids or Singles (duas rendas, sem filhos ou solteiros).
É por isso que nos últimos anos surgiram, nas grandes cidades, tantos apartamentos com menos de 50 metros quadrados, normalmente localizados em bairros com uma boa infraestrutura de serviços.
3. Chegada dos filhos
A chegada de um filho e a preparação para formar uma família mudam completamente a vida de um casal, e uma das mudanças mais importantes é o imóvel. Não há só a necessidade de um quarto a mais; a criança precisará de espaço para aprender a andar, para brincar e se desenvolver. O imóvel precisa, também, ser próximo a boas escolas e creches. E, se o casal pensa em ter um segundo filho, a decisão de buscar um novo imóvel torna-se imprescindível!
É importante lembrar: as crianças crescem rápido. Um bebê, que hoje dorme nos braços da mãe, dentro de 15 anos poderá estar maior que ela e interessado em ter mais privacidade.
Por isso, é fundamental ter em mente que a casa nova deve ter, desde o primeiro momento, um quarto separado para o filho – algo que também é importante para o aprendizado da criança sobre a organização do seu próprio espaço, respeito pelas áreas comuns do apartamento e pela vida privada de cada um dos membros da família.
4. Mudança de emprego
O mercado de trabalho está mudando de forma acelerada; as novas formas de organização do trabalho exigem mudanças constantes e, muitas vezes, é necessário trabalhar em casa.
Essa experiência, entretanto, não é tão simples! É necessário montar uma estrutura de trabalho que funcione como um verdadeiro escritório. De outra forma, será difícil focar-se em trabalhar sem ser distraído pelas outras demandas da casa e da família! Por isso, ter um quarto separado unicamente para o escritório é muito mais propício para a produtividade e disciplina na hora de fazer um home office.
Quanto às mudanças de emprego “tradicionais”, o trânsito e o aumento do número de automóveis nas grandes cidades têm se intensificado cada vez mais, sobretudo na hora do rush. Isso faz com que muitas pessoas não queiram morar longe do trabalho, pois o tempo gasto em deslocamento afeta diretamente a qualidade de vida e também consome horas preciosas que poderiam ser dedicadas à família e a outras atividades.
5. Aposentadoria
Hoje em dia, as pessoas se aposentam com saúde e com vontade de aproveitar a vida. Os filhos já cresceram e não moram mais na casa; Aquele imóvel enorme não faz mais sentido – e o ideal é buscar um novo imóvel, em um bairro que tenha oferta de serviços e boa infraestrutura. Um bairro que seja como Batista Campos, em Belém!
Seja qualquer for o seu motivo para você buscar um novo imóvel, o importante é pensar em como ele se adaptará ao seu estilo de vida hoje e no futuro. E o futuro é NEXT!