Escolher o melhor imóvel para investir é uma das decisões mais importantes da sua vida! Não apenas por se tratar de um grande negócio, mas também porque é algo que influenciará sua vida por muitos anos.
Após alguns anos de crise, o mercado imobiliário vem mostrando sinais de retomada. Entretanto, ainda que mercado de compra e venda de imóveis cresça e valorize a cada dia, para que um negócio seja bom a médio e longo prazo, você deve atentar a uma série de fatores que impactam diretamente na avaliação do investimento.
Pensando em todas essas questões, separamos 8 dicas que ajudarão você a escolher o melhor imóvel para investir:
1. Localização: o primeiro passo para escolher o melhor imóvel
Existe uma brincadeira no mercado imobiliário que diz que três coisas são importantes na hora de escolher o melhor imóvel: Localização, localização e localização.
Mas, afinal, o que é uma boa localização?
Nas grandes cidades, cada vez mais as pessoas buscam a comodidade de se deslocar o mínimo possível. Morar em um bairro com fácil acesso a supermercados, hospitais, escolas, restaurantes e com uma vida cultural e social pulsante torna o dia a dia mais prático e melhora a qualidade de vida.
Toda cidade tem um bairro com essas características! Em Belém, a Batista Campos reflete exatamente isso, sendo a mais perfeita tradução do que é o estilo de vida urbano!
2. O melhor imóvel está no edifício certo
Um condomínio com seis piscinas pode ser ótimo para algumas pessoas, mas representar um problema para outras. A infraestrutura do imóvel também é relativa para cada um. Sala maior e cozinha menor, ou seria melhor uma cozinha maior e uma sala menor? É importante analisar características não só do imóvel em si, mas também do edifício no qual está inserido para entender se sua infraestrutura e facilidades fazem sentido no seu estilo de vida. A automação residencial, por exemplo, pode ser mais importante para você do que ter uma estrutura de clube dentro do condomínio.
Leia também: Fuja dos imóveis iguais – a arquitetura personalizada é o futuro da construção
3. O melhor imóvel se valoriza
Um dos indicadores que mais se utiliza no mercado imobiliário é o valor por metro quadrado em uma região. Na prática, contudo, o quanto isso influencia a sua escolha pelo melhor imóvel? Na hora de pesquisar os imóveis nos quais você tem interesse, é importante fazer um comparativo com outros empreendimentos do mesmo porte e com características similares para entender os valores atribuídos e a valorização ao longo dos anos.
Empreendimentos com características exclusivas são sempre os melhor avaliados. Prédios que contam com portaria virtual, automação residencial e projetos flexíveis, nos quais você pode escolher a configuração do apartamento, têm mais chance de se valorizar nos próximos anos.
4. O melhor imóvel reflete o seu estilo de vida
Casado ou solteiro? Sem filhos, com filhos pequenos ou crescidos? Viaja com frequência? É aposentado? Cada ciclo de vida pede um imóvel diferente.
Na sua busca pelo melhor imóvel, pesquise as características tanto do prédio quanto da região para entender como a opção afetará o seu cotidiano. Assim, fica mais fácil encontrar o imóvel certo para você!
5. O melhor imóvel está no bairro certo
As cidade são vivas! Há bairros que crescem e evoluem, enquanto outros se degradam. É importante analisar a região onde o imóvel está localizado e entender qual é o melhor bairro para o seu estilo.
Faça uma lista de perguntas para entender melhor sobre a situação atual do bairro:
- Como anda o comércio? Existe um maior número de estabelecimentos abrindo ou falindo?
- Há obras na região?
- Como é a situação imobiliária? Há empreendimentos novos? Observa-se muitas placas de aluguel ou vendas nas redondezas?
- Quais são os bairros que fazem fronteira?
Esses são apenas alguns exemplos. Leia mais sobre como escolher o melhor bairro aqui.
6. O melhor imóvel é projetado de olho no futuro
Não é incomum esbarrar com lançamentos imobiliários que parecem ter sido projetados décadas atrás, com as mesmas fórmulas repetidas de sempre.
Poucas são as incorporadoras que entendem que a valorização de um imóvel começa com um projeto inteligente, com arquitetura inovadora e que permita a personalização dos apartamentos. Projetos como esses possibilitam que o prédio evolua e possa receber novas tecnologias, oferecendo uma maior qualidade de vida aos inquilinos, viabilizando a valorização nos próximos anos.
7. O melhor imóvel é um investimento
Ninguém compra um imóvel para morar pensando no momento em que vai vendê-lo, certo? Errado!
Ainda que na ocasião da compra seus planos para o futuro não sejam uma possível venda do imóvel, é muito importante atentar às nossas 8 dicas para escolher o melhor imóvel. Assim, você fará, de fato, um bom investimento! Pense como um investidor na hora de fazer negócios.
A compra de um imóvel é um dos melhores investimentos financeiros no país. Porém, para que seja realmente um negócio lucrativo, você deve analisar com cuidado as oportunidades – sempre pensando no hoje, no amanhã e no futuro! E o futuro, você já sabe, é Next.