Estlio sustentável

Muito além de modismo, existe uma grande filosofia por trás do estilo de vida sustentável. Preocupar-se com os próprios hábitos de consumo é uma questão de empatia pelo mundo e pelas pessoas. E é exatamente por isso que o número de adeptos só vem aumentando!

De acordo com dados da agência global de informações financeiras Bloomberg, 14% dos consumidores norte-americanos procuraram roupas fabricadas de uma forma ética em 2017, diferente dos 12% de 2015. E as novas gerações têm um protagonismo nessa realidade, já que, conforme a pesquisa, a porcentagem é composta principalmente de jovens.

Mas de que maneira podemos acompanhar o exemplo deles e também fazer diferença? A Next mostra a você que com pequenas mudanças em sua rotina é possível.

Usar menos o carro

Estlio sustentável

Fazer os trajetos menores a pé, usando transporte público ou de bicicleta, além de ser saudável para nós, é bom para o planeta. Essa atitude é um excelente começo!

Claro que nem sempre isso é possível. Mas escolher um bairro próximo aos locais que você frequenta – e que ofereça os serviços que você mais precisa – já é um passo importante.

Em Belém, um dos bairros mais completos para quem procura lazer perto de casa é o Batista Campos. Lá, as famílias podem frequentar praças e parques sem precisar do carro. Para os mais jovens e boêmios, o bairro é próximo a pubs e à vida noturna.

Separar o lixo

Estlio sustentável

Reciclagem é o processo de reaproveitamento do lixo descartado que dá origem a um novo produto ou a uma nova matéria-prima. Assim, pode-se diminuir a produção de rejeitos e o seu acúmulo na natureza, reduzindo o impacto ambiental.

Mas, para que esse processo ocorra, é necessário não misturar lixo orgânico com o reciclável – e isso vai além de colocar o que é resíduo de alimento em um saco e rolo de papel em outro. Existem materiais que não são recicláveis e muita gente não sabe. Como, por exemplo, fotos, esponja de aço, lâmpadas, tomadas velhas e adesivos.

Ainda há aqueles que são recicláveis e muita gente não conhece, como peças de bronze, cobre, chumbo, isopor, escovas de dente e canetas sem carga. É preciso ficar atento a esses detalhes na hora do descarte.

Usar ecobag

Estlio sustentável

Evitar, quando possível, o uso da sacolinha plástica é uma ótima iniciativa! As bolsas retornáveis de pano – ecobags – cumprem bem a função de armazenar as compras na hora de voltar do supermercado. Além disso, algumas são um charme!

Consumir menos energia

Estlio sustentável

Consumo inteligente não ajuda só o meio-ambiente, mas acaba sendo também um investimento. Um exemplo prático disso é economizar energia elétrica: bom para o planeta, bom para o bolso.

Crie o hábito de desligar da tomada os aparelhos que não estejam em uso e prefira a iluminação dirigida (spots) para as leitura e os trabalhos manuais. Se for colocar lâmpadas, dê preferência às fluorescentes ou de led, que são mais econômicas.

Outra grande alternativa de prática sustentável é energia solar! Alguns investimentos imobiliários, como Next On 399, oferecem a possibilidade de instalação de placas solares para a redução do consumo de energia na área condominial.

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas. Quer  saber mais sobre o Next On 399? Fale com a gente!